Cursor from Crazyprofile.com

Minha fadinha linda!

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Argila e seus benefícios







Propriedades da argila
A composição mineralógica da argila propicia o desenvolvimento de reacções químicas com a água e com os sais nela dissolvidos. A sua estrutura molecular e a estrutura em camadas conferem-lhe propriedades de absorção, adsorção e libertação dos seus próprios constituintes.
A argila é capaz de absorver água e exsudados do meio onde se encontra, exercendo por isso efeitos benéficos sobre os edemas e as inflamações. A adsorção, por seu lado, é um fenómeno físico-químico pelo qual a 
argila retém impurezas e toxinas, substituindo-as por minerais.
Esta propriedade é a mais utilizada para uso interno. Além disto, a argila liberta os seus constituintes activos para os líquidos envolventes.



Por exemplo, o silicato de alumínio pode depositar-se obre a mucosa digestiva tendo um efeito protector. Quanto mais a argila tiver sido exposta ao Sol, ao ar e à água da chuva, mais aêtiva se torna porque ab60rve e armazena uma notável parte da energia dos outros elementos, sobretudo do Sol. No que concerne às suas propriedades terapêuticas, destacamos o grande poder de absorção que permite reter bactérias, toxinas e impurezas; a capacidade cicatrizante e anti-séptica graças ao silicato de alumínio que contém e ainda a capacidade estimulante e regeneradora dos tecidos.
Tipos de argila
As diferenças entre os tipos de argila dependem da sua composição em minerais, o que lhes confere diferentes cores, propriedades e aplicações.
Argila verde
É composta por montmoríllonite e ilite e deve a sua coloração à presença de óxido de ferro associado a outros oligoelementos (magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto e molibdénio). Pode ser tomada oralmente ou usada topicamente para um grande número de problemas. A ilite é um desintoxicante poderoso com uma enorme capacidade de absorção. Extrai as impurezas do organismo enquanto os minerais da argila são absorvidos selectivamente por este em função das suas necessidades para restabelecer a saúde. A argila verde é absorvente, antiedematosa, desintoxicante, remineralizante, revitalizante, regeneradora, anti-séptica, bactericida, cicatrizante e exfoliante. Elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular. Permite o aporte à pele e ao organismo de minerais e oligoelementos. É recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo. Pode igualmente ser utilizada em máscara capilar para regular a produção de sebo em cabelos com tendência oleosa. Possui propriedades analgésicas
e anti-inflamatórias úteis no alívio de dores articulares e musculares, descongestionando as zonas afectadas. É benéfica na flatulência e outros problemas abdominais. Melhora ainda a circulação sanguínea periférica.

Argila branca
É composta por caulinite, rica em silício e alumínio e é a mais suave de todas as argilas. O silício é um componente dos aminoácidos das proteínas da pele e dos cabelos. A elevada percentagem de alumínio presente na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes. Utiliza-se em máscaras de beleza e em cataplasmas pelos seus benefícios sobre a pele e sobre o organismo. Graças ao seu pH neutro, é particularmente bem adaptada ao cuidado da pele seca e delicada. Como não é alergizante, é adequada à pele sensível dos bebés e pode ser usada como talco. Tem propriedades anti-sépticas, muito úteis para as peles irritadas. Pode ser ainda aplicada como máscara capilar para cabelos fragilizados. É absorvente, descongestionante, regenera dor a e suavizante. Elimina as toxinas e as impurezas, revitalizando e promovendo a renovação celular.
Argila amarela
Rica em silício, alumínio e oligoelementos como o ferro e o potássio, é estimulante e tonificante. Reduz inflamações e aumenta a elasticidade da pele, sendo adequada para peles secas e frágeis. Activa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo.
Argila rosa
Rica em ferro e outros oligoelementos é recomendada para peles muito sensíveis e reactivas sendo principalmente usada em máscaras de beleza facial, corporal e capilar. É absorvente, estimulante, anti-séptica e favorece a circulação. Revitaliza a pele, devolvendo-lhe uma luminosidade natural. Auxilia ainda na drenagem de gordura localizada, reduzindo a celulite e a flacidez.
Benefícios e formas de aplicação da argila
Os tratamentos naturais pela argila são muito úteis nas afecções prolongadas ou recorrentes, porque constituem uma alternativa a tratamentos químicos e favorecem um processo de desintoxicação. É aconselhável que sejam acompanhados por uma melhoria dos hábitos alimentares e de higiene e por um aumento de ingestão de água.
Benefícios da argila a nível interno
A argila tem propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias e quando ingerida é muito útil no tratamento de patologias inflamatórias do tubo digestivo como a gastrite, a colite e outras inflamações da mucosa intestinal. Assim que é ingerida, a argila reveste a mucosa gastrointestinal, protegendo-a como um penso gástrico. Absorve os gases presentes no tubo digestivo e está ainda indicada nas diarreias agudas e crónicas porque absorve toxinas bacterianas no lúmen intestinal. O uso de argila está contra-indicado em casos de obstipação, hérnia, náuseas ou alimentação com muitas gorduras. Não se deve utilizar argila em conjunto com medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios activos dos mesmos, anulando o seu efeito. O tratamento com argila não deve ultrapassar as três semanas.
O uso interno da argila pode ser feito de três formas:
Colocar uma colher de café de argila, de granulometria fina, num copo de água pura (da nascente). Mexer e tomar lentamente, em pequenos goles. É especialmente indicado para problemas agudos.
• Beber água de argila. Dissolver uma colher de café de argila num copo de água e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo. Tomar em jejum ou com um intervalo de duas horas das refeições.
• Colocar a argila directamente na boca e deixá-la dissolver lentamente. Este modo de aplicação fortalece as gengivas, fortifica o esmalte dos dentes e facilita a digestão.
Nota: não utilizar colheres metálicas.

Benefícios da argila a nível externo Cataplasmas e compressas
Nas aplicações externas, a argila realiza uma intensa drenagem, atraindo para si as substâncias prejudicais ao organismo através das suas propriedades absorventes, plásticas e térmicas. As compressas de argila verde têm propriedades cicatriz antes, remineralizantes, absorventes, purificantes e regeneradoras. Aliviam as dores musculares e articulares, queimaduras e irritações da pele. São ainda úteis no combate à celulite. A argila, quando aplicada em forma de compressa ou cataplasma no abdómen, refresca e descongestiona o sistema gastrointestinal, regularizando a temperatura interna do corpo. São recomendadas nos casos de inflamação interna, inflamação do aparelho digestivo, intoxicação por alimentos, febre alta, dores reumáticas, edemas pós-traumáticos, artralgias, entorses, lumbago, feridas, fracturas, contusões e picadas de insectos. Está contra-indicada em doenças inflamatórias agudas como a gota. Para aplicação, dispor uma pasta de argila sobre um tecido natural e repartir com uma espátula não metálica. Colocar a cataplasma em contacto directo com a pele excepto se esta estiver irritada. Nesse caso deve ser intercalada uma gaze entre a argila e a pele.
Banhos
O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insónia ou durante períodos de fadiga muscular. Juntar à água do banho uma a duas colheres de café de argila, previamente dissolvidas num copo de água.
Máscaras de beleza
As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza dado o conjunto de todas as suas propriedades, entre as quais, anti-inflamatórias e cicatriz antes, anti-sépticas e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regeneradoras, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes. As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. A argila branca reequilibra as secreções seborreicas. A argila rosa confere luminosidade à tez e uma sensação relaxante. Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxàguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante.

Alguns cuidados
Prepare a argila num recipiente de barro ou madeira, evitando o uso de objectos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez.
Não se deve interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
É normal, no início dos tratamentos, parecer ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.




*Para mais informações clique aqui

Um comentário:

  1. Amiga vou ficar uma belezura com essa cara...Tem espaço pra mim e o Nic por aí... Maridão não vai me querer depois de me ver,rsrsrs.
    Bjs e bom findi!

    ResponderExcluir

Deixe o seu carinho e a sua critica ou elogio.
Vou ficar muito feliz com a sua visita!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin